- 200g de farinho (usei de aveia, compro no celeiro)
- 4 colheres de sopa de creme vegetal
- 1 colher de chá de fermento de padeiro
- 5 colheres de sopa de água morna
Num copo mistura-se o fermento com a água morna e mexe-se até desfazer completamente. Numa taça misturam-se todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Levar ao frio por 30 minutos. Estende-se a massa com um rolo, ou para mini-tartes, molda-se com as mãos. Atenção: esta massa tem que ser muito trabalhada, caso contrário parte-se.
Ingredientes para o recheio:
- 4 gemas
- 3 iogurtes de aroma de limão (usei os de aroma da danone, acredito que com iogurte grego de limão também deve ficar bom)
- Raspa e sumo de 1 limão (médio)
Leva-se ao lume por cerca de 5 minutos em lume brando e mexe-se sempre. Verter sobre a base fria, bater com a tarteira na bancada para soltar as bolhas ar. Levar ao forno, até que a massa esteja dourada.
Falta agora o merengue!
- 3 claras
- 4 colheres de sopa de açúcar em pó
- Sumo de 1 limão (médio)
Bater as claras, com uma pitada de sal, em castelo. Sem parar de bater, adiciona-se então o sumo de limão e o açúcar, uma colher de cada vez, até se obter um creme forte, mas macio e brilhante. Deixa-se a tarte arrefecer uns minutos antes de lhe colocar o merengue, para que a diferença de temperaturas não estrague a nossa camada branca e fofa.
Dispõe-se o merengue às colheradas, cobrindo todo o topo – para um efeito mais bonito, o que se quer é a imperfeição, por isso não alisem o merengue! Com a colher, façam covas no meio do creme, para criar diferentes relevos.
Leva-se ao forno até que o merengue fique dourado e está pronto!
Sem comentários:
Enviar um comentário