Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudo cereal.
Conhecida por ser fonte de cálcio, ferro e ácidos gordos ómega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de hidratos de carbono para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.
Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica exercício. As suas quantidades significativas de ómega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Esta também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.
Fonte: http://www.quentalbiologico.com
Modo de preparação: Normalmente consumo cozido, temperado com sal, óregãos e um fio de azeite. Adiciono a saladas, utilizo como acompanhamento, basicamente utilizo exatamente da mesmo maneira que o bulgur (espreitem o post).
Há quem tenda a comparar a quinoa e o bulgur, mas na minha opinião, o que têm em comum é o facto de ambos serem super alimentos devido à excelente e riquíssima composição nutricional!! Claro que em termos calóricos, a quinoa é mais calórica, mas isso tem realmente a ver com o cereal, ou seja, as calorias não podem ser vistas de forma taxativa!! No meu ponto de vista, ambos devem constar numa alimentação variada, rica e equilibrada.
Deixo-vos a comparação de ambos, bulgur e quinoa:
Sem comentários:
Enviar um comentário