Sim, é a isto que eu chamo equilíbrio.
Uma alimentação equilibrada não passa apenas por fazer restrições, passa também por saber "ouvir" o nosso organismo e perceber o que nos pede.
Todos nós em algum momento ou por algum motivo, sentimos vontade de comer algo menos saudável. ´´E aquele momento por muitos apelidado de "refeição livre", "dia do lixo" ou "momento calórico". Há quem cumpra este momento religiosamente e o faça programado: uma vez por semana, duas vezes por semana, ou como eu, fá-lo quando acha que "necessita". Eu pessoalmente, faço-o quando me apetece, ou como disse quando sinto que o meu organismo me pede.
Durante uma dieta mais equilibrada os níveis de leptina (agente regulador de fome e metabolismo do organismo) caem, com isso, você queima menos calorias. Outra reação do organismo é a homeostase, que ocorre no organismo devido à manutenção da mesma dieta por muitos dias.
Portanto, é recomendado que pelo menos um dia por semana se aumentem as calorias da dieta em torno de 25 a 50% e duplicar a ingestão de hidratos de carbono.
Não se esqueçam: Nós somos aquilo que comemos! Por isso, para estarmos em harmonia e equilíbrio comam, com moderação, aquilo que sentem a necessidade de comer.
Porque estes momentos fazem bem ao corpo, mas acima de tudo consolam...a alma!
Deixo-vos algumas fotos dos meus momentos calóricos nos últimos meses :p
Sem comentários:
Enviar um comentário