Etiquetas

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Cookies de banana e manteiga de amendoim

Quem segue as minhas publicações sabe que sou louca por banana e manteiga de amendoim (combinada mesmo!!)
Então, lembrei de inventar e juntar estes dois ingredientes, mas desta vez de uma forma diferente...em cookies :)

Ingredientes
  • 2 bananas maduras (usei da madeira)
  • 1 ovo
  • 1 c. sopa bem cheia de manteiga de amendoim
  • 4 ou 5 c. sopa de flocos de aveia
  • chocolate preto ou pepitas de chocolate (usei chocolate 70% com stevia)
  • canela a gosto
Misturar todos os ingredientes (exceto o chocolate) no processador de alimentos, triturar até obter uma massa homogénea. Picar a chocolate e adicionar à massa. Colocar papel vegetal sobre um tabuleiro e com uma colher de sopa fazer pequenos "amontoados" e espalmar ligeiramente.






NOTA: Eu não usei nenhum adoçante, mas seria boa ideia ter usada uma c.sopa de mel.


terça-feira, 5 de abril de 2016

O tal equilíbio

Quando me apetece...eu como!
Sim, é a isto que eu chamo equilíbrio.
Uma alimentação equilibrada não passa apenas por fazer restrições, passa também por saber "ouvir" o nosso organismo e perceber o que nos pede.
Todos nós em algum momento ou por algum motivo, sentimos vontade de comer algo menos saudável. ´´E aquele momento por muitos apelidado de "refeição livre", "dia do lixo" ou "momento calórico". Há quem cumpra este momento religiosamente e o faça programado: uma vez por semana, duas vezes por semana, ou como eu, fá-lo quando acha que "necessita". Eu pessoalmente, faço-o quando me apetece, ou como disse quando sinto que o meu organismo me pede.
Durante uma dieta mais equilibrada os níveis de leptina (agente regulador de fome e metabolismo do organismo) caem, com isso, você queima menos calorias. Outra reação do organismo é a homeostase, que ocorre  no organismo devido à manutenção da mesma dieta por muitos dias.
Portanto, é recomendado que pelo menos um dia por semana se aumentem as calorias da dieta em torno de 25 a 50% e duplicar a ingestão de hidratos de carbono.

Não se esqueçam: Nós somos aquilo que comemos! Por isso, para estarmos em harmonia e equilíbrio comam, com moderação, aquilo que sentem a necessidade de comer.
Porque estes momentos fazem bem ao corpo, mas acima de tudo consolam...a alma!

Deixo-vos algumas fotos dos meus momentos calóricos nos últimos meses :p